Varejo - Monitoramento de Refrigeradores, Câmaras Frias e Freezers
Este post serve para te apresentar algumas ideias de projetos inteligentes/eficientes para o Varejo (farmácias, supermercados, açougues, hortifrutis, lojas de conveniência, padarias, restaurantes entre outros), com o objetivo de reduzir custos, prevenir perdas e aumentar a produtividade dos colaboradores no Varejo.
Antes de tudo, é importante levar em consideração o último estudo da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados): das principais causas de perdas no varejo, duas se destacam das demais: quebras operacionais com 39% e furto externo com 17% (sobre furto vou apresentar a ideia de projeto em outro post: Varejo - Segurança). Erros de inventário, erros administrativos, furto interno, fornecedores e outros ajustes também configuram causas, no entanto, com números menos expressivos.
Este cenário acaba sendo muito parecido entre os demais tipos de estabelecimentos citados no inicio do post (farmácias, açougues, padarias, restaurantes e outros.
Reduzir custos, prevenir perdas e aumentar a produtividade!!
Identificação
Para continuar a leitura, por favor, identifique-se.
Seus dados não serão divulgados
Ideias:
Monitoramento de temperatura:
- Como o varejo faz atualmente: Produtos frios ou congelados, que são armazenados em refrigeradores, freezers, câmaras frias, etc, requerem constante medição de temperatura. O varejo encara isto como um grande desafio, pois é preciso saber se a temperatura é ideal, se existe variação de temperatura e se o consumo de energia do equipamento não está acima do necessário. Rondas (improdutivas!) de colaboradores (muitas vezes nutricionistas) são o que mais temos visto. O r resultado desta ronda de verificação de temperatura é anotado em um caderno e posteriormente digitado em uma planilha ou sistema interno.
Nem preciso citar que a Vigilância Sanitária fiscaliza regularmente estes estabelecimentos, certo!?
- O que propomos:
Colocar pequenos sensores sem fio para fazer a medição de temperatura e apresentar a informação em tempo real. Os dados ficam armazenados e podem ser consultados de acordo com as instalações. Ex: Loja A, Seção X, Refrigerador 1. Estas informações podem ser visualizadas em um Dashboard ou até mesmo em um relatório (PDF ou XLS).
Definição de Regras: definir limites de temperatura (ex: entre 2 e 5ºC). Caso a medição seja diferente do limite de regra, é possível disparar os seguintes tipos de alerta:
- Piscar uma lâmpada e/ou tocar uma campainha na sala de Manutenção; - Disparar uma mensagem via Telegram para os responsáveis; - Nossa central 24X7 recebe a notificação e liga para a empresa prestadora de serviço de manutenção checar a ocorrência.
Outros sensores para o monitoramento de equipamentos de refrigeração:
- Sensor de abertura de portas: informar se a porta do refrigerador ficou aberta por mais de X segundos. Importante aliado que visa poupar energia elétrica e ajuda a manter a qualidade dos alimentos frios ou congelados. - Sensor de vazamento de líquidos: evitar acidentes!